Quando é que o Androgel deve ser utilizado?
Antes de considerar a compra de Androgel online em Portugal, continue a ler. Os homens adultos utilizam Androgel como terapia de substituição de testosterona para tratar várias condições causadas por baixos níveis desta hormona (hipogonadismo masculino). Para diagnosticar esta condição, são necessárias duas avaliações separadas dos níveis sanguíneos de testosterona, para além dos sintomas clínicos descritos abaixo:
- infertilidade
- problemas de fertilidade
- diminuição da sexualidade,
- lassidão,
- atitude depressiva
- perda de massa óssea causada por baixos níveis hormonais.
Quais são os ingredientes do Androgel?
O ingrediente activo é a testosterona.
Os outros ingredientes são água pura, hidróxido de sódio, carbómero 980, miristato de isopropilo e etanol a 96%.
Quais são os riscos de usar Androgel?
Quando não comprar Androgel online em Portugal
- Se é alérgico a qualquer outra substância contida neste medicamento, incluindo a testosterona.
- Se for descoberto ou suspeito de cancro da mama, pode também ser descoberto ou suspeito de cancro da próstata.
Quais são os possíveis efeitos secundários do androgel?
Embora nem todas as pessoas tenham efeitos secundários, o androgel pode ter efeitos secundários como qualquer outro medicamento:
Efeitos secundários típicos (que podem afectar 1 em cada 10 pessoas)
O aumento da contagem de glóbulos vermelhos, do hematócrito (a percentagem de glóbulos vermelhos no sangue) e da hemoglobina (o componente transportador de oxigénio dos glóbulos vermelhos) observado em análises sanguíneas regulares são todos efeitos secundários possíveis da utilização de Androgel.
Estes incluem alterações de humor (incluindo mudanças súbitas de humor, raiva ou agressividade, impaciência, insónia, sonhos invulgares e aumento da libido), reacções cutâneas (incluindo acne, queda de cabelo, erupções cutâneas e erupções cutâneas) e erupções cutâneas (incluindo erupções cutâneas e erupções cutâneas).acne, queda de cabelo, pele seca, irritação cutânea, alterações (incluindo aumento dos níveis da proteína do antigénio específico da próstata), reacções adversas pouco frequentes e pouco frequentes (raras).
Consequências adversas invulgares (podem ocorrer em 1 em cada 100 pessoas)
Aumento da pressão arterial, afrontamentos, flebite, diarreia, inchaço do estômago, desconforto na boca, aumento do peito, dor nos mamilos, dor testicular e retenção de água no corpo são todos efeitos secundários possíveis dos androgénios.
A utilização de Androgel também tem sido associada aos seguintes efeitos secundários: exaustão, depressão, problemas de ansiedade, dores de cabeça, tonturas, formigueiro na pele, coágulos sanguíneos, dificuldades respiratórias, náuseas, suores, crescimento anormal do cabelo, dores musculares ou ósseas, dificuldade em urinar, redução do número de espermatozóides, fraqueza muscular, mal-estar e aumento de peso.
- O medicamento contém álcool, pelo que a aplicação regular na pele pode irritar e secar a pele.
- Dose para Androgel
- Utilização de medicamentos transdérmicos.
Homens adultos e idosos
Aplicar a quantidade necessária de gel uma vez por dia, aproximadamente à mesma hora, de preferência de manhã, ou seja, 40,5 mg de testosterona, ou o equivalente a duas bombadas da bomba doseadora. A dose diária deve ser ajustada pelo médico separadamente para cada doente, em função da resposta clínica ou dos resultados laboratoriais, mas não deve exceder quatro bombadas por dia ou 81 mg de testosterona. A quantidade de gel necessária para uma pressão da bomba é utilizada para ajustar gradualmente a dose.
Antes de utilizar o medicamento, o nível matinal de testosterona no sangue deve ser medido e utilizado para ajustar a dosagem. Por volta do segundo dia de Androgel, os níveis de testosterona no sangue atingem o estado estacionário. Uma vez atingido o estado estacionário, deve ser efectuada uma medição da concentração de testosterona no sangue de manhã, antes da aplicação do gel, a fim de ajustar a dosagem de testosterona.
O nível de testosterona no sangue deve ser medido periodicamente. Se a concentração de testosterona no sangue for superior ao esperado, a dose pode ser reduzida. Se estas concentrações forem baixas, pode aumentar gradualmente a dose, mas não pode ir além de 81 mg de testosterona (quatro doses de gel) por dia.
Se os níveis sanguíneos de testosterona excederem persistentemente os níveis normais com a dose diária mais baixa de 20,25 mg (1,25 g de gel, equivalente a uma pressão da bomba doseadora), ou se não for possível atingir níveis sanguíneos normais de testosterona com a dose máxima de 81 mg, o tratamento deve ser interrompido (5 g de gel, equivalente a quatro pressões da bomba doseadora).
Crianças e adolescentes
A eficácia e segurança de Androgel em doentes do sexo masculino com menos de 18 anos de idade não foram demonstradas. Não existem dados disponíveis.
Modo de administração
O doente deve auto-aplicar o gel na pele limpa, seca e saudável dos ombros e braços.
É suficiente espalhar cuidadosamente uma pequena camada de gel. Não é necessário esfregar o gel na pele. Antes de mudar de roupa, os doentes devem deixar o gel secar durante, pelo menos, 3 a 5 minutos. Após a aplicação, as mãos devem ser lavadas com água e sabão e, depois de o gel ter secado, o(s) local(is) de aplicação deve(m) ser coberto(s) com vestuário.
Antes de qualquer contacto previsto do local de aplicação com a pele de outra pessoa, lavar o local de aplicação cuidadosamente com água e sabão.
Devido ao elevado teor de álcool do produto médico, evitar a sua aplicação na zona genital, onde poderia irritar a pele.
O enchimento da bomba doseadora do reservatório é importante para fornecer uma dose inicial completa. Para o efeito, inserir suavemente o êmbolo de dosagem três vezes, mantendo o reservatório na posição vertical. As três primeiras doses de gel devem ser eliminadas de forma segura. Só antes da administração da primeira dose é que a bomba doseadora deve ser enchida.
Depois de encher a bomba doseadora, espremer 1,25 g de Androgel para a palma da mão e aplicar nos braços e ombros.
Que precauções devo tomar com Androgel?
Antes de comprar Androgel sem receita médica, deve falar com o seu médico ou farmacêutico.
Antes de iniciar o tratamento com Androgel, a deficiência de testosterona deve ser testada clínica e laboratorialmente – comprovada por características como atrofia das características sexuais masculinas, redução da massa magra, fraqueza ou lassidão, redução do desejo (libido), dificuldade em conseguir e/ou manter uma erecção, etc. Os resultados destes testes podem variar de pessoa para pessoa.
Devido à variação dos resultados dos testes de um centro de diagnóstico para outro, as medições de testosterona só devem ser solicitadas a um laboratório se forem efectuadas análises ao sangue durante a utilização de Androgel.
Não se recomenda a compra de Androgel sem receita médica:
- Para tratar a impotência ou a infertilidade nos homens,
- Em jovens, devido à falta de informação clínica sobre a utilização do medicamento em homens com idade inferior a 18 anos.
- O risco de cancro da próstata ou de hiperplasia benigna da próstata pode ser aumentado pelos androgénios. De acordo com as instruções do médico, devem ser efectuados exames de rotina à próstata antes e durante o tratamento.
- A utilização de Androgel pode provocar efeitos secundários significativos, nomeadamente a retenção de água no organismo e, por vezes, insuficiência cardíaca congestiva, se o doente sofrer de doença cardíaca, hepática ou renal grave (sobrecarga de fluidos no coração).
- O médico deve pedir uma análise sanguínea à testosterona e um hemograma completo antes e durante o tratamento.
- Se sofre de hipertensão arterial ou está a tomar medicamentos para a baixar, informe o seu médico, pois a testosterona pode aumentar a pressão arterial.
- Trombofilia (coagulação anormal do sangue que aumenta o risco de trombose – aparecimento de coágulos sanguíneos nas artérias) (coagulação anormal do sangue que aumenta o risco de trombose – aparecimento de coágulos sanguíneos nos vasos sanguíneos).
- A tensão arterial pode aumentar sob o efeito da testosterona. Por este motivo, as pessoas com tensão arterial elevada devem tomar Androgel® com precaução.
- Alguns doentes tratados com testosterona registaram um aumento dos problemas respiratórios relacionados com o sono, especialmente se forem obesos ou já tiverem problemas respiratórios.
- Os níveis de cálcio no sangue ou na urina podem ser mais elevados em pessoas com cancro ósseo. Estes níveis podem aumentar muito mais se Androgel for utilizado. Enquanto estiver a utilizar Androgel, o seu médico pode sugerir que monitorize os seus níveis de cálcio no sangue.
- Os utilizadores de medicamentos de substituição de testosterona a longo prazo podem apresentar um aumento anormal do número de glóbulos vermelhos no sangue (policitemia). Devem ser efectuadas análises sanguíneas de rotina para detectar este problema durante o tratamento.
- Os doentes que sofrem de epilepsia e enxaquecas devem comprar Androgel online em Portugal ter cuidado, pois podem agravá-las.
- O tratamento com testosterona pode alterar a resposta da insulina em pessoas com diabetes mellitus que utilizam insulina para regular os níveis de açúcar no sangue, necessitando de uma alteração na dosagem da medicação para a diabetes.
Em caso de reacções cutâneas graves, a necessidade de tratamento deve ser avaliada e, se necessário, interrompida.
Manifestações clínicas como agitação, ansiedade, aumento de peso e erecções frequentes ou prolongadas podem indicar uma dosagem elevada do medicamento. O médico deve ser informado destes sintomas para que possa modificar a dose diária recomendada de Androgel.
Antes de iniciar o tratamento, o médico deve efectuar um exame completo do doente. Antes de tomar o medicamento, devem ser efectuadas duas colheitas de sangue consecutivas para medir os níveis de testosterona. Durante o tratamento, são efectuados exames de rotina (pelo menos uma vez por ano, ou duas vezes por ano em doentes idosos ou de alto risco).
Devido aos potenciais efeitos virilizantes (como o crescimento de pêlos faciais e/ou corporais, a perda de voz ou a interrupção do ciclo menstrual), as mulheres não devem comprar Androgel sem receita médica.
Mulheres desportistas
As mulheres e as atletas são avisadas de que o medicamento protegido por patente em questão contém um ingrediente activo (testosterona) que pode conduzir a um resultado positivo num teste antidopagem.
Possível transferência de testosterona
Se os locais de aplicação não estiverem cobertos, a testosterona pode ser transmitida à outra pessoa durante o contacto próximo e relativamente prolongado entre a sua pele e a área de aplicação do doente. A parceira pode então apresentar sinais de testosterona elevada, como o desenvolvimento de pêlos faciais e corporais e uma voz mais grave.
Pode também alterar o ciclo menstrual da mulher, levando a uma puberdade precoce, ao aumento dos órgãos genitais e a alterações nos órgãos genitais das crianças. A transmissão da testosterona a outra pessoa pode ser evitada usando vestuário que cubra a zona onde o gel é administrado ou tomando um duche antes do contacto próximo.
São recomendadas as seguintes medidas de segurança:
- depois de utilizar o gel, lavar as mãos com água e sabão,
- quando o medicamento tiver secado, cobrir a zona onde o gel foi aplicado com roupa,
- tomar um duche antes do contacto íntimo e, se tal não for possível, cobrir o local da aplicação com uma camisa ou uma t-shirt durante o contacto íntimo,
- cobrir o local da aplicação com vestuário (por exemplo, uma camisa com mangas) quando estiver na proximidade de jovens.
No caso de se descobrir que a testosterona pode ter sido transmitida a uma mulher ou a uma criança:
- Lavar imediatamente a área da pele onde a testosterona pode ter sido transmitida com água e sabão,
- Informar imediatamente o seu médico se surgirem sinais como acne facial ou alterações no desenvolvimento ou distribuição dos pêlos corporais ou faciais.
- A aplicação do gel e o banho ou duche devem ser separados por, pelo menos, duas horas. 2 a 6 horas após a aplicação do gel, pode por vezes tomar um banho ou duche, mas isso não deve afectar drasticamente os resultados do tratamento.
- Lavar esta zona da pele com água e sabão, por exemplo no duche, antes de iniciar a actividade sexual. Se tal não for possível, cubra a zona de aplicação com uma camisa ou um colete durante o contacto pessoal.
- Quando estiver em contacto com jovens, use vestuário que cubra a zona de aplicação para evitar contaminar a sua pele com o medicamento.
Utilização de Androgel durante a gravidez
As mulheres grávidas ou a amamentar não devem comprar Androgel sem receita médica.
As mulheres grávidas devem evitar o contacto com os locais de aplicação de Androgel. O medicamento pode dar ao feto características masculinas indesejadas. A área de pele exposta deve ser limpa com água e sabão logo que possível após o contacto com o local de aplicação do gel, tal como descrito acima.
Seguir as instruções para evitar a transmissão do gel contendo testosterona se a parceira do paciente engravidar.
A produção de esperma pode ser afectada pela utilização de Androgel.